O serviço da da CTZ.Soluções para Monitoramento e Suporte Técnico para usuários, servidores, bancos de dados e ativos de rede do parque de infra estrutura do cliente é planejado e executado de modo a identificar resultados práticos imediatos, bem como plano de melhoria continuada até que seja atingido o patamar de qualidade desejado, sempre fundamentado em práticas reconhecidas e transparentes.

O trabalho se realiza em quatro grandes frentes:

Posicionamento e Preparação São atividades de reconhecimento, identificação dos recursos técnicos dos clientes, entre servidores, ativos de rede, links de comunicação, notebooks, estações de trabalho, impressoras e outros dispositivos. Nesta etapa são instalados e configurados os agentes de monitoramento e os recursos necessários ao suporte remoto.
Monitoramento Nesta etapa é realizado o monitoramento em tempo real dos recursos controlados. São verificados continuamente elementos de disponibilidade de serviços dos servidores, links de dados e ativos de rede, bem como elementos de desempenho e gargalos de recursos. Tem por objetivo possibilitar ações pró-ativas de medidas corretivas e preventivas para manter a disponibilidade e a qualidade dos serviços controlados.
Atendimento Consiste na disponibilização de equipe de atendimento aos usuários para eventos de falhas e não conformidades para os elementos previstos no contrato, tanto remotamente como em atendimentos locais. Também são realizadas ações de gerência de rede solicitadas pelo cliente. Todos os chamados são registrados e podem ser acompanhados pelos gestores do cliente e da CTZ Soluções. Relatórios de posicionamento periódicos permitirão acompanhar a evolução das necessidades do serviço e servirão de base para ajustes de tempo reservado contratado.
Melhorias Execução de planos de ações de melhorias previamente sugeridas e aprovadas, bem como solicitações de serviços adicionais.

 

  • Inventário de Hardware e Software +

    Objetivo: Identificar, mapear e conhecer o parque de hardware a ser monitorado.

    Atividades de Posicionamento e Preparação

    1. Levantamento, identificação e localização das Estações de Trabalho
    2. Levantamento, identificação e localização dos Servidores
    3. Levantamento, identificação e localização dos Ativos de Rede
    4. Levantamento, identificação e localização dos Estabilizadores e Nobreaks
    5. Identificação de existência de rede elétrica certificada (existe? Sim/não)
    6. Levantamento, identificação e localização das Impressoras
    7. Termos de Garantia e de Contrato de manutenção e dados dos Fornecedores
    8. Instalar agentes de monitoramento e acesso remoto

     

    Resultados imediatos

    1. Relatório de equipamentos, localização, configuração básica e softwares utilizados

     

  • Análise dos Servidores de Rede +

    em melhoria de desempenho. Bem como estabelecimento de plano emergencial de contingência, caso não exista.

    Atividades de Posicionamento e Preparação

    1. Mapeamento de Serviços
    2. Mapeamentos de Autorizações de Acesso
    3. Mapeamento de Compartilhamento de Rede
    4. Identificação de Senhas de Gerenciamento
    5. Identificar Criticidade dos Recursos, Serviços e Sistemas
    6. Avaliação da Utilização dos Recursos dos Servidores
    7. Levantamento das senhas de Administrador
    8. Criação de ID para o monitoramento
    9. Instalar agentes de monitoramento de Recursos de Rede

     

    Resultados Imediatos

    1. Relatório do Mapa de Serviços
    2. Identificação de Gargalos de Desempenho
    3. Plano Emergencial de Contingência
    4. Ativação de LOGs de Auditoria 
  • Análise da Rede Lógica +

    Objetivo: Detalhar a estrutura, os recursos e as configurações da rede lógica da empresa. Como resultado imediato a avaliação e eliminação de eventuais gargalos, resultando em melhoria de desempenho. Bem como estabelecimento de plano emergencial de contingência, caso não exista.

    Atividades de Posicionamento e Preparação

    1. Mapeamento dos Ativos de Rede
    2. Esquema de conexões da Rede
    3. Levantamento das configurações

     

    Resultados Imediatos

    1. Relatório das Conexões de Rede
    2. Identificação dos Gargalos de Desempenho
    3. Plano Emergencial de Contingência 
  • Análise da Antivírus e Segurança de Internet +

    Objetivo: Revisar, padronizar, instalar e atualizar ferramentas de prevenção de ataques de vírus e outras ameaças. Dominar estrutura atual de segurança de rede. Após esta etapa é possível iniciar as atividades de Monitoramento e Suporte aos Servidores, aos Usuários e às Estações de Trabalho.

    Atividades de Posicionamento e Preparação

    1. Verificação completa nos equipamentos monitorados
    2. Padronização de Antivírus, Anti-spam
    3. Criar a centralização da atualização
    4. Automatizar a atualização dos antivírus
    5. Identificar regras de segurança de acesso existentes (firewall, proxy e afins)
    6. Instalar e/ou configurar acesso remoto para atendimento e monitoramento

     

    Resultados Imediatos

    1. Relatório de Proteção
    2. Identificação dos Gargalos de Segurança
    3. Plano Emergencial de Contingência

     

    Serviço de Monitoramento

    1. Iniciar Monitoramento, Atendimento e Suporte aos Servidores e Ativos de Rede
  • Rotinas de Backup +

    Objetivo: Identificar, revisar e implementar rotinas de backup de dados corporativos. O monitoramento e o Suporte iniciam imediatamente após a conclusão desta etapa. Resultado imediato é a proteção dos dados corporativos.

    Atividades de Posicionamento e Preparação

    1. Mapeamento dos tópicos a serem salvos (dados, banco de dados, configurações)
    2. Definir e criar processo e rotinas de backup

     

    Resultados Imediatos

    1. Relatório dos Procedimentos de Backup

     

    Serviço de Monitoramento

    1. Iniciar o Monitoramento, Atendimento e Suporte de Backup
  • Análise de Impressoras +

    Objetivo: Identificar fluxo de insumos consumíveis, e preparar os agentes de monitoramento para acompanhamento continuado. O serviços de Monitoramento e Suporte iniciam imediatamente após a conclusão desta etapa.

    Atividades de Posicionamento e Preparação

    1. Mapeamento dos pontos a serem controlados (quantidade e qualidade dos insumos (cartucho, papel, componentes com vida útil determinada): consumo médio e estoque)
    2. Identificar custos envolvidos
    3. Instalar agente de monitoramento de consumo

     

    Resultados Imediatos

    1. Identificação dos Gargalos de Custo
    2. Plano Emergencial de Contingência

     

    Serviço de Monitoramento

    1. Iniciar o Monitoramento, Atendimento e Suporte de Impressão
  • Custos de Comunicação +

    Objetivo: Identificar comportamento e custos envolvidos com comunicação, confrontá-los com os planos contratados, identificar práticas dispendiosas e propor mudanças de regras e de comportamentos para gerar economia imediata.

    Atividades de Posicionamento e Preparação

    1. Mapeamento dos planos de comunicação
    2. Mapeamento dos usuários
    3. Levantamento de custos (último trimestre)

     

    Resultados Imediatos

    1. Relatório de Análise dos Custos Atuais
    2. Identificação de Gargalos de Custo
    3. Relatório de Sugestão de Medidas de Economia

     

    Serviço de Monitoramento

    1. Iniciar o Monitoramento de Custos de Comunicação
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